PSTU Jacareí: Contra o aumento das passagens de ônibus!

6/2/2018 - No último dia 29, a Prefeitura de Jacareí disponibilizou para consulta pública a proposta de reajuste da tarifa para o transporte público municipal realizada pela JTU (Jacareí Transporte Urbano). A concessionária responsável pelo serviço propõe o valor de R$ 5,13 pelas passagens, o que implicaria um aumento de 25,12% na tarifa.

Após a Consulta Pública e a análise da Comissão de Valor Tarifário, que ainda não têm data para serem divulgadas, a Prefeitura publicará o Decreto Municipal com o reajuste da tarifa.

Nós, do PSTU, repudiamos o aumento das passagens do transporte público e exigimos que o prefeito Izaias Santana (PSDB) negue o pedido de aumento. O transporte é um direito público, e deve servir para garantir o direito de mobilidade da população, não para o lucro dos empresários.

É preciso que a população se organize para lutar contra esse aumento. Chamamos todas as entidades da região a se opor e se mobilizar desde já contra esse ataque à classe trabalhadora!  Exigimos que os vereadores também se oponham a essa verdadeiro assalto ao bolso dos trabalhadores!

A consulta pública sobre o aumento da passagem pode ser acessada em: http://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/01/consulta_reajuste_JTU.pdf

É preciso enviar também um e-mail para consultapublica@jacarei.sp.gov.br repudiando esse aumento e exigindo que seja negado.


Um ataque aos nossos direitos

Na solicitação da empresa, ela cita como justificativa para o aumento das passagens os salários dos trabalhadores, o preço do combustível, o aumento da quilometragem de algumas linhas, a redução do número de passageiros pagantes, o aumento de passageiros com algum tipo de benefício de isenção tarifária, a integração sem modificação de linhas e o transporte coletivo clandestino. Também fala de um déficit entre o custo dos serviços e o preço cobrado ao usuário.

Na verdade, esses argumentos da JTU não justificam o aumento da tarifa. A insistência da JTU na queda de arrecadação é um questionamento às isenções para os maiores de 65 anos e para a meia passagem estudantil. Acreditamos que são direitos necessários e que inclusive deveriam ser ampliados, com passe livre para todos, incluindo estudantes e desempregados.

 A JTU oferece um serviço que deixa muito a desejar, com intervalos muito grandes entre ônibus e horários muito reduzidos. Ela justifica o aumento da tarifa no fortalecimento do transporte clandestino, mas na verdade essa é a única forma que os trabalhadores tem conseguido se deslocar dado o defasado serviço oferecido.

O problema real é que a JTU trabalha em função de seus próprios lucros como empresa privada, não para garantir o direito ao transporte dos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, o PSTU defende a municipalização do transporte sob controle dos trabalhadores e da população.

O governo do Izaias governa em função dos interesses do empresários, não dos trabalhadores. Não podemos deixar a definição do aumento nas mãos dele. Precisamos todos nos manifestar contra o aumento e em defesa do direito ao transporte dos trabalhadores.

Por isso, dizemos:

Não ao aumento da tarifa, rumo à tarifa zero!

Passe livre para estudantes e desempregados!

Municipalização dos transportes sob o controle dos trabalhadores e da população!

Transporte coletivo não é mercadoria!


PSTU Jacareí