PSTU de Jacareí abre mês da Consciência Negra, no dia 6, com palestra sobre racismo

3/11/2015 - O PSTU Jacareí dá início nesta sexta-feira, dia 6, às atividades que darão início em nossa região ao "Novembro Negro", mês da Consciência Negra.

Na sede do partido na cidade, será realizada, às 18h30, a palestra "Racismo: quem ganha e quem perde com isso?". O PSTU de Jacareí fica na rua José Bonifácio, 144, centro.

A palestrante será Raquel de Paula, da Secretaria de Negras e Negros do PSTU e do Quilombo Raça e Classe.

A proposta é abrir o debate sobre como o racismo se concretiza em nosso dia a dia e quais são as relações e interesses por trás desse mecanismo de opressão e exploração.

Um tema do nosso cotidiano
Apesar do mito da democracia racial que ainda impera no Brasil, a realidade trata de desmascarar essa farsa.

Os casos de racismo são manchetes nas notícias cotidianas e no dia a dia dos negros e negras, seja através da violência policial, que escancara a discriminação e o genocídio da juventude negra nas periferias, ou ainda no mercado de trabalho, no acesso à educação, na opressão ainda maior à mulher negra, etc.

A polarização social atual acirra e agrava ainda mais esta situação, trazendo cada vez mais à tona o racismo institucional existente. São os trabalhadores e trabalhadoras negras que estão sofrendo os piores efeitos dos ataques do Ajuste Fiscal que o governo Dilma (PT) vem aplicando.

Portanto, realizar um mês de "Novembro Negro", com muita mobilização e atividades será fundamental para reafirmarmos a luta contra o racismo e a exploração capitalista.

Capoeira e festa black
Após a palestra, vamos celebrar nossas raízes com a apresentação de uma roda de capoeira e uma grande "Festa Black", onde vai rolar muito samba, funk, soul e jazz, além de comes e bebes.

A festa será aberta a intervenções artísticas como leitura de textos, poemas, cantos e rimas.

Compareça! Leve sua curiosidade, resistência e luta!