Passeata em Jacareí protesta contra taxa de iluminação e outros ataques à população

10/11/2015 - O Fórum de Lutas do Vale do Paraíba, que reúne sindicatos de várias categorias de trabalhadores e movimentos sociais da região, realizou na manhã de hoje um ato no centro de Jacareí.

A manifestação levou para as ruas uma pauta ampla de denúncias e exigência aos governos.

A revogação da taxa de iluminação criada pela Prefeitura do PT e Câmara de Vereadores foi a principal reivindicação, mas os manifestantes também denunciaram o fechamento das escolas pelo governo Alckmin (PSDB), o caos na saúde e os ataques aos servidores municipais.


O protesto saiu da Praça Conde de Frontin em passeata até a Praça dos Três Poderes, onde ficam a Prefeitura e a Câmara. Os bonecões de Dilma e Aécio foram levados ao ato e chamaram a atenção da população.

Participaram do ato representantes de várias categorias, como metalúrgicos, químicos, alimentação, servidores municipais, trabalhadores dos Correios, aposentados, além da juventude da Anel, PSTU e PSOL.

"A criação da tarifa de iluminação em Jacareí é mais uma taxa que só faz aumentar a carestia para o povo. Um absurdo. Os governos seguem querendo repassar a crise para os trabalhadores", denunciou o presidente do PSTU De São José e suplente de deputado federal Toninho Ferreira.

"Mas os trabalhadores não estão aceitando calados. Em todo o país estão ocorrendo lutas, como greves contra o arrocho salarial que as empresas estão tentando impor, contra as demissões e os ataques aos direitos. É preciso intensificar e unificarmos as mobilizações", disse Toninho.


fotos: Alexandre Pereira