Juventude em luta: alunos da E.E.Miguel Naked, em São José, ocupam escola contra reorganização

18/11/2015 - Os estudantes da E.E. Miguel Naked, no bairro Morumbi, zona sul de São José dos Campos, decidiram ocupar a escola nesta quarta-feira, dia 18.

Em assembleia, cerca de 100 estudantes secundaristas decidiram permanecer dentro da escola em protesto contra o projeto de reorganização do governo Alckmin (PSDB) e iniciaram os operativos para passar a primeira noite na unidade.

A ocupação é pacífica e já nas primeiras horas, os alunos partiram para a limpeza do pátio.

A Naked atende os ensinos fundamental I e II e ensino médio. Com a reorganização, a escola vai perder o ensino médio e o período noturno, o que prejudicará muitos alunos.

Já são mais de 50 escolas ocupadas em todo o estado!

A Secretaria de Educação de São Paulo anunciou um grande plano de reestruturação que vai fechar 93 escolas e mais de 1.400 vão sofrer mudanças de ciclo de ensino.

A cada dia aumenta a mobilização para derrotar este ataque do governo Alckmin, que alega supostos motivos pedagógicos para dividir as escolas por ciclo (de 1° a 5° ano, de 6° ao 9° ano e ensino médio).

Contudo, alunos, pais e professores sabem que as mudanças são apenas para cortar recursos da educação e vão resultar em escolas fechadas, salas superlotadas, transferência forçada de milhares de alunos, demissões de professores e a precarização do ensino público.

Todo apoio a essa luta! A juventude dá lição aos governos que só sabem cortar recursos da Educação para garantir o ajuste fiscal.