Dia 21, em São José, ato levará para as ruas luta contra o racismo e o machismo


13/11/2015 - O Fórum de Lutas do Vale do Paraíba, que reúne sindicatos de várias categorias e movimentos sociais da região, aprovou a realização de uma manifestação no próximo dia 21 de novembro, em São José dos Campos, para marcar duas importantes datas neste mês: o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher.

O ato será realizado na Praça Afonso Pena, às 10 horas, e vai levar para as ruas a luta contra o racismo e o machismo.

No combate ao racismo, vamos dizer não à redução da maioridade penal e violência policial e mortes que governos e a PM praticam, principalmente nas periferias contra a população pobre e negra.

Em relação à luta contra o machismo e a violência às mulheres, vamos repetir em São José a mobilização que está ganhando as ruas em todo o país: vamos exigir “Fora Cunha” e o arquivamento do projeto de lei que dificulta o atendimento às vítimas de estupro.

“Queremos construir uma grande manifestação com a participação de várias categorias de trabalhadores e com a população. Hoje, são as mulheres e população negra, especialmente as mulheres negras, que são as mais atingidas pela política dos governos de jogar a crise sobre o povo”, disse Janaina dos Reis, ativista do Movimento Mulheres em Luta do Vale do Paraíba e da CSP-Conlutas.

“Sofremos com a redução dos direitos, a precarização dos serviços públicos em razão dos cortes que os governos fazem nos orçamentos e, acima de tudo, as mulheres e a população negra são alvo de medidas reacionárias do Congresso que aumentam o racismo e a violência machista. Por tudo isso, iremos às ruas no dia 21 realizar um grande dia de luta”, afirmou.

Participarão da manifestação trabalhadores de várias categorias, como metalúrgicos, alimentação, petroleiros, Correios, servidores municipais, condutores, químicos, aposentados, professores, entre outros. O PSTU também estará presente.