Greve na Embraer: agora é por tempo indeterminado!

5/11/2014 - Os metalúrgicos da Embraer, em São José dos Campos, aprovaram greve por tempo indeterminado, nesta quarta-feira, dia 5. É a segunda paralisação em 15 dias em protesto à intransigência da empresa que segue oferecendo uma proposta rebaixada de reajuste salarial.

Em assembleia na tarde de hoje, os trabalhadores recusaram os 7,4% de reajuste apresentado pela Embraer e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que representa apenas 1% de aumento real de salário.

O índice ainda está abaixo do que os metalúrgicos de outras fábricas da região já conseguiram. Nesta Campanha Salarial, já foram fechados mais de 80 acordos na categoria, entre 9% e 11%.

Os trabalhadores da Embraer reivindicam 10% de reajuste, sendo 3,43% de aumento real, o congelamento do valor do desconto do convênio médico (que a Embraer quer dobrar) e estabilidade no emprego.

A greve aprovada nesta quarta-feira é continuação da paralisação de 24 horas ocorrida no último dia 21 e que forçou o grupo patronal do setor aeronáutico a reabrir as negociações. Até então, a proposta era de 6,6%. O avanço, entretanto, ainda não foi suficiente.

Na assembleia, o clima era de muita disposição de luta, repetindo o que ocorreu na paralisação de 24h e mostrando, mais uma vez, que a insatisfação e revolta dos trabalhadores da empresa é crescente.

Leia também: Trabalhadores da Embraer pressionam por aumento salarial


Com o lucro em alta e com bilhões de reais em contratos com o governo federal, a Embraer tem todas as condições de oferecer um reajuste maior aos seus trabalhadores. Por isso, vamos manter a greve até que a empresa deixe de ser intransigente e atenda as reivindicações dos metalúrgicos”, afirma o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, Herbert Claros da Silva, que é trabalhador da Embraer.

Além da Embraer, metalúrgicos de outras cinco fábricas do setor aeronáutico também já rejeitaram a proposta de 7,4%: Latecoere, Graúna, Sobraer, Sopeçaero e Alestis.  Todas são parceiras da Embraer, a maior empregadora metalúrgica da região.

A decisão foi realizada em assembleia com os trabalhadores do segundo turno da unidade Faria Lima. Uma nova assembleia acontecerá nesta quinta-feira, dia 6, com os trabalhadores do primeiro turno, a partir das 5h30.

Ao todo, a Embraer possui cerca de 13 mil trabalhadores em São José dos Campos.


Com informações: www.sindmetalsjc.org.br