Começam discussões para o 1° Encontro Nacional de Negros e Negras: dia 15, tem plenária regional em São José dos Campos

27/01/2014 - O movimento Quilombo Raça e Classe do Vale do Paraíba realiza, no dia 15 de fevereiro, uma plenária regional que vai discutir os preparativos para o 1° Encontro Nacional de Negras e Negros da CSP-Conlutas. A plenária acontecerá na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, às 15h.

O objetivo é reunir ativistas dos movimentos negro, sindical, social e estudantil da região para discutir a questão racial no país e levar propostas para o encontro nacional, marcado para acontecer nos dias 22 e 23 de março, em São Paulo.

No ano passado, o Movimento Mulheres em Luta (MML), também filiado à CSP-Conlutas, realizou um encontro vitorioso. Com 2.300 mulheres, foi um dos maiores eventos do feminismo classista dos últimos 20 anos, que armou a luta das mulheres contra a violência e a opressão. Este ano, será a questão dos trabalhadores e jovens negros e negras que estará em pauta.

Segundo Raquel de Paula, do Quilombo Raça e Classe, vários acontecimentos no país no último período têm colocado em evidência o racismo e a criminalização da pobreza.

O assassinato do pedreiro Amarildo, dos jovens Jean e Douglas, as remoções forçadas de comunidades inteiras em razão da Copa do Mundo, a violência policial nas periferias, o aumento da repressão e da criminalização da pobreza, enfim, são várias situações que exigem um debate profundo da questão do racismo no Brasil e a preparação de nossas lutas”, disse Raquel.

Chamamos todos a se envolver na convocação e preparação desta plenária no Sindicato dos Metalúrgicos e também na construção do 1° Encontro Nacional”, concluiu Raquel.