História das Internacionais Socialistas é tema de palestra neste sábado

Ronald Léon, à esq., será o palestrante
19/2/2014 - No próximo sábado, dia 22, às 9h, será realizada a palestra "A história das internacionais socialistas", na sede do PSTU de São José dos Campos. O palestrante será o sociólogo e analista político Ronald Léon, dirigente da Seção do Paraguai, da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-QI).

Em um momento que a situação mundial atual passa literalmente por uma ebulição, com situações revolucionárias, insurreições, greves gerais e gigantescas manifestações em vários países, Ronald falará sobre a história das quatro organizações internacionais dos trabalhadores.

Desde a 1ª Internacional, fundada por Karl Marx, até a 4ª Internacional, fundada por Trotski, os presentes poderão saber um pouco mais sobre o momento histórico e os debates teóricos e políticos que marcaram cada uma delas.

A famosa frase do Manifesto Comunista “Proletários de todo o mundo uni-vos” sintetiza a importância fundamental que o internacionalismo e a organização internacional da classe trabalhadora sempre tiveram para a luta socialista. Afinal, a revolução só pode triunfar se for mundial, se estendendo a todos os países.

Hoje, a necessidade de uma organização internacional da nossa classe é ainda mais urgente. A queda dos estados stalinistas e as lutas que sacodem o mundo abrem espaço para os revolucionários e conhecer o que a história já nos ensinou pode ajudar muito”, afirma o presidente municipal do PSTU, Toninho Ferreira.

A atividade é aberta ao público. O PSTU fica na rua Romeu Carnevalli, 63, próximo ao Mercado Municipal.