CSP-Conlutas prepara mobilização contra ajuste fiscal, reforma da Previdência e privatizações

25/2/2016 - A CSP-Conlutas está preparando um plano nacional de lutas para barrar o ajuste fiscal, as demissões, a reforma da Previdência e as privatizações planejadas pelo governo Dilma (PT). A pauta foi definida na reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, entre os dias 19 e 21, em São Paulo.

O calendário de mobilizações inclui o dia 8 de março, dia internacional de luta das mulheres, um dia de lutas em 1° de abril, além de uma grande manifestação nacional em São Paulo no 1° de Maio, dia internacional dos trabalhadores.

No 1º de abril, a proposta é realizar um dia com manifestações, assembleias, paralisações, protestos e panfletagens nas fábricas em várias regiões do país.

Os trabalhadores vão às ruas dizer não ao governo Dilma (PT), bem como rejeitar a oposição de direita chefiada pelo PSDB e pelo PMDB, que também apoia o ajuste fiscal e quer jogar a crise sobre os trabalhadores.

A CSP-Conlutas aponta que diante do papel de sustentação do governo Dilma que vem sendo feito pelas centrais sindicais, principalmente a CUT, e das frentes de apoio que se formaram em torno do governo, é necessário a construção de um polo alternativo ao governismo e à oposição de direita. Um polo no qual o “sentido geral da luta contra o governo, a oposição burguesa e os patrões deve ser parte de todas as iniciativas que participarmos, de todas as lutas imediatas, de todas as nossas ações”, ressalta resolução aprovada.

A Coordenação aprovou o seguinte calendário de mobilização:

: 26 a 28 de fevereiro – Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

: 8 de março – Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora

: 1° de abril – Dia Nacional de Luta contra as mentiras do governo e dos patrões

: 2 e 3 de abril – Seminário Nacional sobre Terceirização

: 28 de abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

: 1° de maio – Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras, ato nacional em SP

: 16 e 17 de junho – Encontro Nacional da Educação