Máquinas iniciam obras no terreno das famílias do Pinheirinho


20/3/2014 - Nesta quinta-feira, 20 de março, começaram as obras no terreno onde serão construídas as casas das famílias do Pinheirinho, no bairro Putim 2, em São José dos Campos.

As primeiras máquinas estão trabalhando no local desde hoje. É a empresa Tplan que iniciou a terraplenagem do canteiro de obras.

Para Toninho Ferreira, advogado das famílias do Pinheirinho e presidente do PSTU de São José dos Campos, que esteve no terreno hoje junto com alguns moradores, é um dia histórico.

O sonho começa a se realizar. A construção do conjunto Pinheirinho dos Palmares é resultado de uma corajosa luta por moradia iniciada há 10 anos. É uma conquista dos ex-moradores do Pinheirinho, mas também de cada ativista do país e até do exterior que apoiou nossa história”, disse Toninho.

Operários que estão trabalhando no local falaram da repercussão que teve a luta das famílias do Pinheirinho e disseram-se felizes de também fazerem parte desta luta de alguma forma, agora participando da construção do novo conjunto habitacional.

A forte mobilização das famílias sem-teto, mesmo depois da desocupação em 2012, garantiu a aquisição do terreno de 645 mil metros quadrados no bairro Putim 2, onde será construído o Conjunto Pinheirinho dos Palmares. Serão construídas 1.700 casas, numa parceria entre os governos federal, estadual e municipal. As obras deverão ser concluídas até setembro de 2015.

Vamos acompanhar todo o processo de construção, inclusive com moradores e moradoras do Pinheirinho também participando como trabalhadores e trabalhadoras nas obras. É um pedido nosso que foi aceito durante as negociações para a compra do terreno. Vamos em frente”, disse Toninho.